Iniciativas que envolvem quatro pilares estão ligadas ao projeto Harmonia no Trânsito, da Honda do Brasil, com intuito de reduzir a taxa de acidentes e mortalidades de motociclistas
A Blokton sempre esteve comprometida com a educação no trânsito e, neste ano, essa missão ganhou ainda mais força por meio de ações ligadas ao projeto Harmonia no Trânsito, da Honda do Brasil. São iniciativas construídas sobre quatro pilares estratégicos: a conscientização de crianças, a parceria com órgãos e instituições de trânsito, a responsabilidade com os colaboradores e o fortalecimento de ações comunitárias.
Cada um desses tópicos desempenha um papel essencial na promoção de um ambiente mais seguro e consciente nas ruas. Por isso, a Blokton assumiu o compromisso de que todos os conceitos e ações promovidos pela Honda em prol da conscientização no trânsito seriam tratados com extrema seriedade e transferidos para a base de clientes da empresa.
“Isso significa que, à medida que a Honda trabalha para reduzir a taxa de acidentes e mortalidades de motociclistas, a Blokton responde com uma série de ações específicas para apoiar essa iniciativa, demonstrando um alinhamento total com os objetivos do projeto Harmonia no Trânsito”, explica Adriana Mary Amorim de Paula, supervisora de Marketing da rede paranaense.
Ações com crianças
Fachada do Museu da Vida, em Curitiba, onde crianças vão assistir peças de teatro educativas sobre trânsito seguro. Foto: Wikipedia
A primeira das quatro ações se concentra em educar as crianças sobre a importância da segurança no trânsito. A Blokton firmou uma parceria com a Pastoral da Criança para levar peças de teatro educativas a menores carentes, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais sobre trânsito seguro.
Essas iniciativas começarão a ser realizadas no início de setembro no Museu da Vida, em Curitiba, e devem impactar mais de 1.500 crianças. Para garantir a viabilidade e a ampliação desse projeto, a BLK também contou com a colaboração da Cabral Motor, parceria prontamente aprovada pela Honda do Brasil.
Parceria com órgãos e instituições de trânsito
O segundo pilar é representado pela parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). A Blokton ministrou em maio um curso teórico de pilotagem defensiva para policiais. A estratégia adotada foi capacitá-los em conceitos teóricos em Curitiba, com a prática realizada no Centro Técnico da Honda, em Indaiatuba (SP). A aproximação com o BPTran resultou em uma colaboração contínua, onde os oficiais que participaram do curso também estão engajados em ações voluntárias.
“Os frutos colhidos foram grandes, e a Blokton vem promovendo isso também entre os colaboradores”, destaca Adriana.
O curso teórico sobre direção defensiva para policiais do BPTran foi realizado na Blokton Marechal. Foto: Divulgação
Conscientização dos colaboradores
O terceiro pilar foca na conscientização interna, onde os colaboradores da empresa são treinados e sensibilizados sobre a importância de um trânsito seguro.
Em parceria com a ABC Trânsito, escola ligada à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, 130 colaboradores passaram por um treinamento teórico e prático que inclui experiências que simulam as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos no trânsito (leia mais abaixo).
Colaboradores Blokton fazem o circuito no ABC do Trânsito e simulam as dificuldades de portadores de deficiência no trânsito. Foto: Divulgação
As visitas começaram em julho e se estendem até outubro, com uma média de 20 colaboradores por turma. A iniciativa não só aumenta a empatia dos colaboradores, como também reforça a importância da segurança e do respeito às leis de trânsito, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.
A ABC Trânsito possui o Circuito Intermodal Educativo, espaço com a representação das principais estruturas de trânsito da cidade, como ciclovias compartilhadas, travessia elevada, etc. Os visitantes recebem lições sobre os diferentes modais, vivendo situações como pedestres ou motoristas.
Ao todo, serão 130 colaboradores da Blokton que viverão a experiência imersiva no ABC do Trânsito. Foto: Divulgação
Fortalecimento de ações comunitárias
Por fim, o quarto pilar destaca as ações comunitárias que têm se expandido graças ao compromisso da Blokton com a segurança. Um exemplo disso é o trabalho voluntário realizado pelo major Robson Luiz Pereira que, após participar de cursos de pilotagem defensiva oferecidos pela BLK, levou os conhecimentos adquiridos para o clube de motociclistas Lord Riders, onde ministra aulas e palestras.
A aprendizagem que ele obteve somou-se aos conceitos e materiais didáticos fornecidos, elevando a qualidade do trabalho voluntário que já realizava.
Os ensinamentos teóricos apresentados pelo curso da Blokton ajudarão também em trabalhos voluntários feitos por policiais. Foto: Divulgação
“Essa integração trouxe à Blokton uma nova perspectiva para projetos futuros com o batalhão de Curitiba, focados na filosofia de salvar vidas, o que torna o projeto ainda mais significativo e inspirador”, ressalta Adriana.
ABC Trânsito conscientiza colaboradores
A ação em parceria com a ABC Trânsito visa conscientizar os colaboradores da Blokton sobre a importância de um trânsito seguro e inclusivo. As colaboradoras Cinthya Barbosa Guimarães e Marise Cesar participaram dessa iniciativa nas turmas de julho e compartilharam suas experiências.
Marise, gerente da Blokton Pinheirinho, destacou a importância do aprendizado que obteve. “Para mim, foi super importante aprender a ter mais paciência, mais atenção e a me colocar no lugar dos outros no trânsito. Como líder de equipe, estou mais atenta aos colaboradores que utilizam as motos da empresa e suas motos particulares para deslocamento”, avalia.
Instrutores da ABC do Trânsito orientam os colaboradores como proceder no trânsito diante das dificuldades. Foto: divulgação
A gestora afirma que está orientando a utilização de capacetes mais adequados, jaquetas e a manter suas motos sempre revisadas. Ela também ressaltou a conscientização adquirida sobre a realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, e como isso reforçou sua percepção sobre a importância da atenção redobrada. “Para garantir a segurança no trânsito, a educação é fundamental”, diz.
Já Cyntia aproveitou o curso para contar sobre os desafios que enfrenta no trânsito, como a dificuldade em ouvir buzinas e o risco associado ao uso de adesivos de deficiência auditiva.
“Fui convidada pela empresa para falar mais sobre a minha perspectiva e gostei muito da oportunidade. A experiência foi enriquecedora e me ajudou a entender melhor a importância da atenção especial às pessoas com deficiência auditiva no trânsito”, comenta.
A deficiente auditiva Cynthia Barbosa viveu outras experiências na simulação feita na escola de trânsito. Foto: Divulgação
Ela considera ações como essa da BLK extremamente positivas. “Dou nota mil”, pontua. Cyntia elogiou a empatia demonstrada pela empresa e destaca como os ensinamentos recebidos irão contribuir para a prevenção de acidentes, especialmente nas travessias de pedestres.
“Nunca havia participado de algo similar em outra empresa, essa foi a primeira vez”, observa a funcionária.
Leia mais no blog da Blokton:
Blokton 28 anos: uma história de superação, inovação e liderança no Paraná
Motociclismo é uma paixão que fortalece a relação entre pai e filho
Consórcio: a solução para acelerar de moto que cabe no bolso