Legenda: A segunda unidade da Blokton em Londrina fica no bairro Higienópolis, uma área mais nobre da cidade. Foto: Antônio Grigonis

Série Blokton Paraná: Londrina Higienópolis

Segunda unidade londrinense foi inaugurada em 2011 e é marcada pela mudança de mentalidade trazida por um dos funcionários mais antigos da empresa

Quando a segunda loja da Blokton em Londrina surgiu em 2011, na Avenida Higienópolis, o consultor de vendas Vanderlei Antônio, um dos funcionários mais antigos da rede, trabalhava na matriz da Av. Tiradentes. Mal sabia ele que mais tarde teria um papel importante na transformação da nova filial.

O ponto da Higienópolis é a terceira loja a ser homenageada pela Série Blokton Paraná. Antes dela já falamos da Blokton Tiradentes, também em Londrina, e da regional Maringá, que abriu essa viagem pela rede Blokton no estado.

Com apenas seis anos de vida, o time da Blokton Higienópolis foi desafiado pela gerência regional a implementar novas práticas de atendimento e de vendas. Motivado por um convite, em 2017 Vanderlei trocou de endereço para ajudar na mudança de mentalidade da loja “irmã”.

E, levou com ele um modelo já praticado na Tiradentes e que fazia sucesso. Não demorou para quem os resultados positivos aparecessem. Segundo o consultor, o perfil de público da Higienópolis é um pouco diferente ao da Tiradentes. O que exigia uma técnica específica de abordagem e conversa.

“Não havia muita distinção entre os públicos das duas lojas na hora de fechar o negócio, contudo era preciso usar uma linguagem um pouco mais direcionada em cada uma delas”, salienta Vanderlei, hoje com 52 anos. 

Vanderlei Antônio, hoje com 52 anos, chegou à loja Higienópolis em 2017. Foto: Antônio Grigonis

Ele explica que o nível de conhecimento e de exigência do consumidor em relação à moto muda de uma localidade para outra ou mesmo de um bairro para o outro.

“A forma de orientar e de explicar sobre determinado modelo na hora da venda é diferente, dependendo da filial. Para alguns, basta somente tirar as dúvidas, para outros é necessária uma conversa mais detalhada”, observa.

Moto para transporte e trabalho

O showroom da BLK Higienópolis tem capacidade para expor cerca de 40 motos. Foto: Antônio Grigonis

Quem procura a Blokton Higienópolis vai em busca, principalmente, de motocicletas como meio de locomoção ou ferramenta de trabalho. Exemplares da linha Biz e CG são as de maiores saídas.

“Aqui na região também moram muitos médicos e empresários que optam por motos maiores ou pela PCX e ADV (scooters mais encorpadas)”, ressalta o consultor, que está na BLK desde a fundação da marca, na década de 1990, quando ainda era vendedor de peças.

Showroom de novas e seminovas e o detalhe da área de oficina na parte superior da loja. Foto: Antônio Grigonis

Atualmente a filial mais nova de Londrina comercializa cerca de 60 motos ao mês, em média, entre zero km e seminovas. Os modelos mais negociados são Biz 125 e CG Fan 160. A estrutura da loja é ampla, com showroom para 40 exemplares em exposição, além de 200 passagens mensais de motos de clientes pela oficina.

“A maior rede Honda do Paraná, também presente na Higienópolis, oferece toda uma estrutura atualizada e uma equipe capacitada para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes”, enfatiza Antonio Marcos Grigonis, gerente da regional Londrina.

A BLK em Londrina é uma das referências no segmento de motos na região. Foto: Antônio Grigonis

Já na visão de Marcello Macedo, diretor-geral da BLK, o ponto da Higienópolis é importante para a Blokton porque é mais central, trazendo maior comodidade para os clientes. “Ela foi inteira reformada para atender melhor, especialmente o público de alta cilindrada”, afirma.   

O executivo reforça que a região de Londrina é uma das principais do estado, com uma produção agrícola muito forte e com a produção industrial em crescimento.

“Apesar dos investimentos recentes, o transporte público ainda é precário, o que torna o uso da motocicleta muito importante para a região. Para nós é muito gratificante poder contribuir para uma melhor mobilidade da população londrinense.” 

Parte do time de funcionários da Blokton Higienópolis. Foto: Antônio Grigonis

Orkut bombava e WhatsApp engatinhava

A segunda unidade de Londrina foi inaugurada em junho de 2011 e contava com 30 colaboradores. À época, o município tinha 76 anos e uma população estimada de 511,2 mil habitantes.

Naquela época o Orkut era a rede social mais utilizada no Brasil, com 36 milhões de visitantes. Enquanto isso, somente usuários da Apple poderiam ter Instagram. E quase ninguém usava WhatsApp, ainda no primeiro ano do aplicativo de mensagens no país. Foi o ano também que a Netflix – maior portal de filmes em streaming do mundo - chegava ao país.

Morria Steve Jobs, fundador da Apple, e o terrorista Osama Bin Laden, capturado pelos EUA. A música perdia precocemente a cantora britânica Amy Winehouse, com apenas 27 anos. Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente da história brasileira.

Em 2011 marcou o lançamento em duas rodas pela Honda da inovadora tecnologia flex fuel, até então só aplicada nos automóveis. A marca estreava no Brasil as primeiras motos no mundo a utilizar dois tipos de combustível – etanol e gasolina. Os modelos da campanha foram a NXR 150 Bros e a CG 150 Fan.

Campanhas solidárias

De lá para cá muita coisa mudou e hoje 16 funcionários dão conta das atividades na loja da Higienópolis. A “Capital do Café” vai completar 89 anos no dia 10 de dezembro, com uma população em 2023 de 565 mil pessoas, segundo dados preliminares do IBGE.

A presença da Blokton Londrina tem um papel importante no cotidiano dos londrinenses. E não só pela oportunidade de oferecer o sonho de se locomover em duas rodas, mas também por propagar a conscientização no trânsito e a solidariedade.

Anualmente, as duas lojas organizam uma blitz educativa em ruas importantes da cidade durante o movimento do Maio Amarelo, numa parceria com órgãos locais. Além de disseminar boas práticas no trânsito, pilotagem segura e cuidados necessários com a manutenção das motocicletas, a BLK promove uma inspeção gratuita em vários itens do veículo.


Área de pós-venda e serviços rápidos da BLK Higienópolis. Foto: Antônio Grigonis

A BLK Londrina realiza ainda campanhas do agasalho no período de inverno, recebendo a doação de roupas em suas lojas. E ainda faz a arrecadação de presentes para serem entregues a comunidades carentes no período de Natal e Dia das Crianças.