Ao longo de quase três décadas, a empresa enfrentou desafios, superou crises e se destacou pela gestão inteligente. Conheça a trajetória de sucesso da BLK e como ela se prepara para um futuro ainda mais promissor

Não há como falar do mercado de duas rodas no Paraná sem mencionar a Blokton. Com 28 anos de história, celebrados em junho de 2024, o grupo paranaense se firmou como a principal rede de concessionárias de motos no estado e uma das mais importantes do Brasil. Sua trajetória é marcada por conquistas significativas, momentos desafiadores e um constante foco em inovação e gestão inteligente.

O surgimento em 1996

Quando a Blokton surgiu em 1996, o mercado de motocicletas enfrentava dificuldades, com baixo volume de vendas e pouca utilização das motos como meio de transporte. Na época, o grupo contava com apenas sete unidades, cada uma com um gerente e dois vendedores. 

Quase três décadas depois, a rede expandiu significativamente, somando atualmente 22 filiais nas regionais de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Paranavaí, e mais de 250 funcionários.

"A partir dos anos 2000, políticas de incentivo ao crédito começaram a mudar o cenário adverso, impulsionando o segmento. Esse período foi fundamental para a expansão do setor e da própria Blokton, com um crescimento na frota de motocicletas, multiplicando-se em dez vezes em uma década", conta o executivo.


A Blokton Paranavaí foi inaugurada em 1996. Foto: Blokton/ Divulgação

Crise financeira e recuperação judicial

Porém, em 2009, a crise financeira global e a recessão do crédito trouxeram grandes desafios. A Blokton, que operava com um endividamento alto, sofreu uma redução drástica no volume de vendas, afetando seriamente a rentabilidade. 

A solução para sobreviver foi pedir a recuperação judicial, uma alternativa inevitável para ganhar tempo e reorganizar suas operações. 

“O período de reestruturação foi marcado por medidas de contenção, redução de despesas e pessoal e aprimoramento da eficiência operacional. Apesar das dificuldades, emergimos fortalecidos dessa fase, prontos para enfrentar novos horizontes”, ressalta.

Gestão inteligente e vendas em alta

A partir de 2018, a Blokton começou a sentir um respiro de caixa e uma visão mais sólida do futuro. Um marco importante foi o workshop "Blokton do Futuro", no qual todos os gestores debateram os valores e a direção da empresa. Esse documento norteia a BLK até hoje, focando nas pessoas e nos resultados, sendo fundamental para o planejamento da marca.

A empresa adotou diretrizes que vislumbravam o conceito de “concessionária do futuro”, resultando num salto de 44% no faturamento nos quatro anos seguintes, com o fim da recuperação judicial em 2022.


A filial de Cascavel é outra inaugurada no ano de criação da Blokton. Foto: Blokton/ Divulgação

Neste mesmo ano, a BLK estabeleceu uma parceria com a Fundação Dom Cabral, por meio do programa PAEX, que contribuiu para a implementação de uma gestão estratégica com visão, valores e propósito bem definidos.

“O processo incluiu a implementação de indicadores de desempenho acompanhados mensalmente, fortalecendo a administração e a tomada de decisões”, explica o diretor.

Os resultados de uma gestão inteligente podem ser observados na comercialização de modelos zero km, seminovos e de consórcios. Mesmo com o impacto da pandemia, que fez as vendas caírem 25% em 2020, nos anos subsequentes, a empresa viu os negócios aumentarem.

De 2021 a 2023, a alta nas vendas foi de 33% para motos novas. Já a aquisição de consórcio na Blokton aumentou 38% no mesmo período. Crescimento que não para. No primeiro trimestre de 2024, o volume de motos novas negociadas deu um salto de 28,4% na comparação aos três primeiros meses do ano passado.

Hoje, de cada 5 unidades zero km da marca Honda comercializadas no Paraná, uma foi negociada pela Blokton, representando 20% do mercado paranaense. A participação nas vendas de modelos novos gira em 15%, considerando todas as marcas.


Showroom da unidade de Ibiporã, inaugurada em 2007. Foto: Blokton/ Divulgação

Expansão no mercado de seminovas

Outro ponto importante na atuação da Blokton é o segmento de motos seminovas. Há algum tempo, a empresa identificou que poderia trabalhar de forma diferenciada nesse setor, especialmente com modelos de até cinco anos de uso. 

Os exemplares mais novos permitem que a BLK ofereça aos clientes uma dimensão de qualidade e tranquilidade, garantindo o serviço e a revisão da moto comprada. 

“É uma abordagem que difere do mercado tradicional, onde a negociação ocorre diretamente entre clientes. A estratégia trouxe um público diferente para as nossas lojas, oferecendo mais uma opção para quem busca uma moto", destaca Marcello. 

De 2019 a 2022, houve um incremento de 24% nas vendas de usadas pela Blokton, com um ligeiro recuo em 2023. A presença no mercado de seminovas também complementa as opções de consórcio e financiamento para motos zero km, fortalecendo a participação da Blokton em todos os segmentos relevantes do mercado de motocicletas.

Renovação das lojas, inovação e tecnologia


A loja Marechal foi a primeira a receber o novo layout da marca. Foto: Renyere Trovão 

Nos últimos anos, o grupo vem investindo também na atualização do layout de todas as lojas, seguindo o novo padrão Honda, e na implementação de novas tecnologias e sistemas. Ao todo, foram destinados R$ 8 milhões.

Para o diretor-geral, 2024 será um ano especial, com a conclusão das últimas reformas nas unidades de Cascavel e Pinheirinho. “A loja de Pinheirinho, inclusive, será totalmente nova, simbolizando essa fase de renovação e crescimento”, pontua.

Na busca para se manter relevante e atualizada no mercado, a empresa reforçou a equipe de TI, possibilitando o desenvolvimento de vários projetos e a integração de novas ferramentas. 

Atualmente, a BLK possui um sistema altamente informatizado, com a parte de financiamento integrada a quase todos os bancos e o estoque conectado a todos os portais de classificados online. 

A captação de leads é feita através de WhatsApp, site e redes sociais, todos integrados ao sistema de CRM, aumentando a agilidade e segurança das informações no atendimento ao cliente. 


Profissionais da Central 2.0 concentram as ligações de todo o estado. Foto: Blokton/ Divulgação

Outro exemplo dessa inovação é a criação da Central 2.0, com o desenvolvimento de uma nova central telefônica localizada em Curitiba. Utilizando a ferramenta Next IP, a Blokton pode gerenciar todas as ligações da empresa, medir índices de atendimento e reduzir as ligações perdidas. 

Com todo o atendimento pós-venda do estado centralizado, houve uma melhora na eficiência. A central conta com consultores de pós-venda treinados, garantindo um atendimento de alta qualidade.

“Esse esforço resultou em uma NPS altamente positiva, refletindo a satisfação dos clientes”, ressalta Marcello Macedo. NPS é a sigla inglesa Net Promoter Score e refere-se à pesquisa que avalia a probabilidade de o cliente indicar a empresa para conhecidos e familiares após uma experiência de compra.

Foco na tecnologia e qualificação

A Blokton continua focada na tecnologia como um dos seus pilares e, inclusive, já utiliza robôs para automatizar tarefas repetitivas, aumentando a eficiência dos processos. 

Outra prioridade é a qualificação e a valorização dos colaboradores. A empresa trabalha com metas estabelecidas e programas de incentivo para todas as posições, incluindo vendas, pós-vendas e suporte. A campanha de viagem anual é um exemplo de incentivo, premiando todas as equipes, inclusive as administrativas. 

Desde o ano passado, a BLK participa do programa Great Place to Work (GPTW), recebendo em 2023 e em 2024 o selo de ótima empresa para trabalhar. “Nesse ano a gente não só mantivemos o selo, como melhoramos a nossa avaliação por parte da equipe”, salienta.


Marcello Macedo, diretor-geral, e Adriana Amorim, supervisora de Marketing, durante palestra no #soublk. Foto: Renyere Trovão

A Honda Blokton também incentivou o uso das redes sociais pelos colaboradores como canal de vendas. Recentemente, avançou nesse sentido com o projeto #soublk, capacitando toda a equipe em marketing digital. 

Surge o influenciador de vendas, substituindo o consultor tradicional. O programa faz parte de um amplo processo de digitalização iniciado em 2018. 

Próximos passos com projetos inovadores

Em relação aos próximos passos, Marcello Macedo adianta que se dividem em dois pontos principais: gestão de projetos e padronização de procedimentos. Com a estabilidade financeira, a Blokton inicia ações inovadoras como a oferta de revisão programada e a intensificação de atividades específicas, como a entrega de veículos e checklists. 

Além disso, a empresa vai se concentrar na reorganização e otimização de suas operações nas cinco regiões do estado, centralizando, automatizando e simplificando ao máximo, eliminando atividades que não agregam valor à sua operação.


Blokton Londrina Higienópolis, inaugurada em 2011. Foto: Blokton/ Divulgação 

Em resumo, a trajetória de 28 anos da Blokton é um exemplo de resiliência, inovação e gestão inteligente. Desde os desafios iniciais no mercado até a superação da crise financeira e a celebração da renovação estrutural, a empresa tem mostrado força e determinação para continuar crescendo e inovando no setor de motocicletas. 

“A Blokton continua comprometida com a tecnologia, qualificação dos colaboradores e excelência no atendimento, assegurando um futuro promissor e sustentável”, assegura Marcello.