Não é todo dia que se encontra um vendedor de motos que cresceu respirando o universo das duas rodas. Em algumas concessionárias, essa relação é o motor que move seus colaboradores, transformando o trabalho em uma extensão da paixão pelas motocicletas. Na Blokton Colorado, o sentimento está presente na rotina de Preslei Rodrigues de Jesus, de 26 anos, que desde os 14 tem as motos Honda como parte de seu dia a dia.

O colaborador está há um ano na unidade do Norte do estado, mais uma a participar da Série Blokton Paraná. O especial faz um resumo de cada loja da maior rede de concessionárias de motos do Sul do país. O blog também já mostrou lojas em Curitiba (Marechal), (Higienópolis e Tiradentes), ParanavaíCascavelIbiporã, Almirante Tamandaré e Araucária, além da regional de Maringá - Av. São Paulo e Maringá Velho.

Presley Rodrigues no showroom da Blokton Colorado, que possui cerca de uma dezena de motos em exposição. Foto: Divulgação

Morador do distrito de Alto Alegre, a 10 minutos de Colorado, desde a adolescência ele vivenciou o mundo do motocross ao lado do tio José Luis, muitas vezes nas trilhas desafiadoras da Serrinha, um local muito visitado por motociclistas da região para a prática da modalidade.

“A trilha sempre foi uma diversão. Com o tempo, a moto se tornou uma paixão. Comecei com um modelo pequeno e fui subindo de nível. Hoje tenho uma Hornet 600, mas passei por muitas outras até chegar aqui”, conta ele, citando a CG 125, a CB 250 e a CRF 250F com modelos que já passaram pela sua garagem.

Um caminho acelerado para a Blokton

A trajetória dele até a Blokton foi, como ele mesmo diz, movida pela admiração à Honda. Antes de trabalhar com motos sua vida era outra: operava máquinas e caminhões em uma usina de açúcar. 

“Eu nem sequer pensava em trabalhar com vendas, mas quando soube da vaga, o nome Honda foi o que mais me chamou atenção. Eu sempre fui fã da marca, então não pensei duas vezes.”

A transição não foi fácil, mas a paixão pelas motos falou mais alto. Preslei passou por um período de treinamento em Maringá, aprendendo os segredos do mercado, para depois assumir sua posição na loja de Colorado. O colaborador vai todos os dias de moto ao trabalho, em um trajeto de 14 km que percorre de Alto Alegre até a loja.

A Honda Biz domina as vendas da Blokton e as ruas em Colorado. Foto: Divulgação/ Preslei Rodrigues

A unidade atende a uma clientela que gosta de modelos como a Honda Biz e a Bros. “Em Colorado, você vê Biz por todos os lados”, diz ele. “As pessoas adoram essa scooter, ela domina nossas vendas. Para quem vive entre a cidade e o campo, como muitos de nossos clientes, a Bros também é muito procurada”.

Uma concessionária com operação enxuta 

Com mais de 16 anos de história, a Blokton Colorado está localizada na Rua Bahia, 850 (no cruzamento com a Rua Goiás), na região central. A loja conta com um showroom que exibe cerca de uma dezena de motos e uma operação enxuta. A cada 15 dias, um mecânico de Maringá visita a loja para realizar revisões e manutenções, garantindo que os motociclistas da região estejam sempre prontos para pegar as ruas e estradas.

Boa parte das vendas é feita via consórcio, um modelo popular entre os moradores da pequena cidade de 24 mil habitantes.  “Vendemos em média 30 motos por mês, sendo metade delas Honda Biz e a maioria é zero quilômetro”, explica, mostrando como a Honda continua a ser a marca preferida dos motociclistas locais.

O showroom da Blokton Colorado é formado por uma dezena de modelos, entre zero km e seminovas. Foto: Divulgação/ Preslei Rodrigues

Para a gerente da regional Maringá, Danielli Braga, a loja de Colorado tem grande importância para a rede, pois atende todas as cidades no entorno do município, como Itaguajé, Lobato, Santo Inácio e Santa Inês. “É uma cidade forte para a venda de motocicleta e de consórcio”, salienta.

Mais que vendas, uma história de vida

Para o jovem colaborador, trabalhar na Blokton não é apenas uma profissão, é um estilo de vida. Ele acredita que, assim como ele, muitos dos seus clientes compartilham essa preferência por motos, o que torna o trabalho na concessionária uma experiência gratificante. 

Na BLK Colorado, a relação com as motocicletas não se limita ao showroom – ela está nas conversas, nas histórias e, principalmente, no dia a dia de quem, como Preslei, encontrou nas motos da Honda muito mais do que um meio de transporte. Encontrou uma paixão que o acompanha a cada quilômetro.