Com 27 anos de história, a marca é exemplo de administração e inovação tecnológica, com crescimento de 75,5% na receita nos últimos quatro anos.


Enfrentar uma recuperação judicial pode parecer uma batalha árdua e desafiadora. Somente 4 em 100 empresas no Brasil conseguem tal feito, segundo um estudo do Serasa Experian. A Blokton é uma dessas exceções, restaurando sua saúde financeira de forma inteligente, principalmente entre 2014 e 2022, período em que durou o processo de saneamento das dívidas. De quebra, a marca também se consolidou como a maior rede de concessionárias Honda no Paraná, sendo uma referência no mercado de motocicletas em todo o país.

A receita do grupo cresceu 75,5% nos últimos quatro anos, com uma projeção de aumentar mais 14% em 2023, comparado ao ano passado. Tal performance é motivo de celebração em seu 27° aniversário, comemorado no mês de junho.

Para impulsionar ainda mais este sucesso, a empresa planeja investir mais de R$ 8 milhões em várias áreas, com destaque para a renovação do layout de suas lojas, seguindo o novo padrão Honda, e a implementação de tecnologias de informação e sistemas inovadores.

Ao longo de sua trajetória, a BLK se tornou líder na venda de motocicletas 0km, seguros e consórcios na região Sul, conforme dados da Honda do Brasil. Além disso, a empresa se destaca como uma das principais revendedoras de motos seminovas no país.


Excelência no setor de duas rodas


Uma em cada cinco motos vendidas no estado saem de um showroom da Blokton.
Foto: Renyere Trovão

Atualmente, a Blokton é responsável pela venda de 1 em cada 5 motocicletas zero-quilômetro no Paraná. Segundo dados da empresa, a rede responde por 19% do mercado paranaense. Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, foram vendidas cerca de 3,3 mil unidades novas, um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Com 22 pontos de venda em cinco regiões (Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí e Cascavel), a empresa busca se destacar como um dos melhores grupos no segmento de duas rodas no Brasil. Para alcançar esse objetivo, a BLK se inspira em referências de excelência no mercado nacional e internacional.

“Nossa meta é sermos um dos melhores grupos automotivos do país, por isso, procuramos observar exemplos de excelência no segmento de carros e trazer para o mundo das duas rodas”, observa Marcello Marcondes de Macedo, diretor-geral da Honda Blokton, que visitou o mercado norte-americano atrás de cases de sucesso.


Inovações e aposta no mundo digital


Oficina da loja de Paranavaí, no Noroeste do estado.
Foto: Divulgação

Os resultados positivos alcançados nos últimos anos são fruto de uma transformação iniciada em 2018, com a adoção de uma abordagem voltada para a concessionária do futuro. Essa atitude englobou o foco na excelência no atendimento, agilidade em todas as etapas de venda e pós-venda, capacitação e motivação dos gestores e colaboradores, uma estratégia bem definida com metas e objetivos claros, bem como investimentos em tecnologia e modernização das lojas.

A Blokton implementou projetos inovadores, como a venda de consórcios online, o que se mostrou fundamental durante a pandemia. Esse novo formato impulsionou o negócio e possibilitou a concretização de muitas vendas, inclusive antes de outras concessionárias adotarem essa modalidade.

“Já tínhamos um formato de venda à distância antes mesmo da pandemia, porém não era o ideal na época. Evoluímos então para uma alternativa de venda remota de consórcio por aplicativo que era muito mais prático, o que alavancou nossas vendas”, destaca Marcello.

A BLK também implementou a Central 2.0, na qual uma equipe de consultores de pós vendas especializados lida com os contatos dos clientes feitos por telefone e WhatsApp em todas as unidades da rede de forma centralizada. Essa iniciativa permite que os consultores das concessionárias dediquem seu tempo exclusivamente aos consumidores que estão presentes fisicamente na loja, evitando chamadas perdidas, uma vez que haverá sempre uma equipe pronta para atender as ligações.


Showroom da matriz Londrina, na Av Higienópolis.
Foto: Antonio Grigonis/ Divulgação

A rede de concessionárias também investe na captação de leads e no fortalecimento de sua imagem por meio das redes sociais. São mais de 150 mil seguidores e inscritos. “Buscamos uma nova abordagem e uma linguagem mais informal para nos comunicarmos com o público e temos sido reconhecidos por isso”, ressalta o executivo.



As redes sociais da Blokton contam com mais de 150 mil seguidores e inscritos.
Arte: Blokton

O grupo firmou uma parceria com a Fundação Dom Cabral, considerada a 79ª melhor escola de negócios do mundo pelo jornal americano Financial Times. O objetivo é profissionalizar ainda mais seu modelo de gestão e elevar o nível de capacitação de seus gestores. Essa parceria é um dos pilares da transformação vivenciada pela Blokton.

“O mercado muda rapidamente, e a Blokton está ciente disso. A empresa entende que qualquer posição de liderança atual pode ser alterada no futuro e reconhece a importância de estar sempre aprendendo e se adaptando às novas demandas e tendências do mercado”, ressalta Marcello.


Conquista de prêmio de gestão

Os movimentos de gestão também são reconhecidos internamente. Recentemente, a Blokton recebeu o selo Great Place To Work, que busca identificar os melhores ambientes de trabalho em 97 países. Ao longo do processo de análise do GPTW, os colaboradores respondem um questionário anônimo sobre a saúde e a cultura da empresa. O prêmio é oferecido para as marcas que são vistas positivamente pelos funcionários.

“Buscamos uma gestão próxima da nossa equipe e ter uma pesquisa de clima formal nos ajuda a aprimorar neste quesito. Temos consciência que temos muito trabalho pela frente, mas esse resultado positivo só solidifica que estamos no caminho certo e vamos seguir acelerando”, conta Letícia Tokiko Azuma, supervisora de RH da Blokton.


Certificação GPTW conquistada em maio/2023.
Foto: Criação gráfica 

Exemplo de resiliência e sucesso

A história de sucesso da Blokton é inspiradora e prova que é possível superar obstáculos e se reerguer mesmo diante de um cenário desafiador como a recuperação judicial. Com uma abordagem inteligente e estratégica, a empresa conseguiu restaurar sua saúde financeira e se firmou como uma das principais redes da marca Honda no Brasil.

Além disso, sua liderança no mercado de motocicletas no estado é um testemunho do compromisso com a excelência e a busca contínua por oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes. A Blokton é um exemplo inspirador de resiliência e sucesso no setor automotivo brasileiro.


Recepção da filial em Maringá, uma das 22 lojas da rede Blokton no estado.
Foto: Divulgação