Com treinamentos em redes sociais, vendas e atendimento, iniciativa viabilizou mais de 16 milhões de interações orgânicas no Instagram de 32 vendedores em 2024. Exemplos como Renan Fernando Rodrigues, líder de vendas de consórcio Honda no Sul do Brasil, mostram a eficácia do projeto
O que faz um vendedor comum se tornar um fenômeno de vendas? No caso de Renan Fernando Rodrigues, a resposta veio em 2023, com sua participação na primeira turma do programa #soublk. Desde então, o consultor da Blokton de Nova Londrina, uma cidade com apenas 8 mil habitantes, viu sua performance disparar.
Hoje, ele está entre os consultores que mais vendem o Consórcio Nacional Honda (CNH) no Sul do Brasil, com números impressionantes. Em novembro passado, por exemplo, comercializou 62 cotas, con 25 motos zero km faturadas.
Também em 2024, chegou a liderar as vendas de CNH na região Sul, com uma média de 50 cotas/ mês – ou quase metade das 120 cotas mensais que a regional de Paranavaí vende em média (a regional atende 33 cidades). Volta e meia ele figura entre os 100 maiores vendedores da marca do Sul e Sudeste.
Renan Rodrigues, de Nova Londrina, participou da primeira turma do #soublk, em agosto de 2023. Foto: Reprodução Instagram
E qual foi a virada de chave para o sucesso do Renan? O treinamento do #soublk. O consultor sempre acreditou no poder das redes sociais, mas foi no projeto pioneiro da maior concessionária de motos do Paraná que ele aprendeu a usá-las de forma estratégica.
Hoje, 90% de suas vendas são digitais, atraindo clientes de todo o Brasil. Ele já entregou motos até no Rio de Janeiro! “O treinamento não vale nada para quem não acredita. Meu diferencial foi ouvir 100% do que foi ensinado e acreditar que ia dar certo”, revela.
Renan Rodrigues num registro com o palestrante João Carlos, no #soublk 2023, em Curitiba. Foto: Reprodução Instagram
Um dos pontos altos da sua experiência foi o treinamento "Vendedor Premium", ministrado por João Carlos Silva, ex-vendedor da Honda e hoje sócio da Alcance Treinamento de Vendas. “Ver o progresso de cada vendedor, como foi o caso do Renan, me anima ainda mais. Nosso propósito é capacitar e mostrar os caminhos certos da venda digital”, explica o palestrante, desde a primeira edição há dois anos.
Números nas redes sociais confirmam impacto do #soublk
Os resultados do programa #soublk vão muito além da história inspiradora de Renan. Os números das redes sociais de 32 vendedores monitorados pelo Departamento de Marketing da Blokton mostram o quanto a capacitação digital está transformando a atuação comercial da rede.
Alcance total dos 32 consultores #soublk: 20,18 milhões
Alcance orgânico: 16,04 milhões
Publicações no feed: 5.497
Stories: 17.214
Para efeito de comparação, veja o desempenho do perfil oficial da Blokton:
Alcance total: 13,04 milhões
Alcance orgânico: 1,32 milhão
Publicações no feed: 1.098
Stories: 1.956
A terceira turma do #soublk durante a apresentação na Blokton Marechal, em Curitiba; Foto: Divulgação
O projeto #soublk provou ser altamente eficiente na geração de alcance orgânico, representando 79,84% do total de interações sem investimento adicional. Em contraste, no perfil oficial da Blokton, apenas 10,17% do alcance foi orgânico, exigindo um alto investimento em campanhas pagas para impulsionar a visibilidade.
“Esses resultados reforçam a importância da atuação digital dos vendedores como um canal estratégico para ampliar a presença da marca e engajar o público de maneira mais autêntica e eficaz”, destaca Adriana Mary, supervisora de Marketing da Blokton.
Na visão dela, o sucesso do #soublk reafirma a força do marketing orgânico e abre novas possibilidades para futuras estratégias digitais. “Em 2024, monitoramos 32 vendedores. Agora, em 2025, esse número subiu para 51, e acreditamos que nossa presença digital será ainda mais expressiva.”
Rafael Roberto (esq) e Adriana Mary (dir.) com os palestrantes da Hands durante o #soublk, em fevereiro. Foto: Divulgação
#soublk muda a mentalidade dos colaboradores
Analista de Marketing da BLK e um dos palestrantes da terceira turma, em fevereiro passado (leia mais abaixo), Rafael Roberto, explanou sobre o conceito de conteúdo digital e o uso do Meta Ads. Para ele, a capacitação oferecida mudou a mentalidade dos colaboradores.
“Ensinamos a usar as mídias sociais de forma estratégica, o que impacta diretamente nas vendas”, explica. Mas, segundo ele, não se trata apenas de postar conteúdo: é preciso entender as plataformas, o comportamento dos usuários e, claro, ter uma abordagem de atendimento que transforme interações em vendas.
Ele também destacou a estrutura do evento e seu impacto no desenvolvimento dos consultores: “Foi muito positiva. Isso nos permitiu aplicar novos conhecimentos com base em insights concretos, garantindo um aprendizado contínuo e direcionado.”
O analista de Marketing da BLK, Rafael Roberto, fala sobre conteúdo e uso do Meta Ads para a terceira turma do programa. Foto: Divulgação
Terceira turma do #soublk
Em fevereiro deste ano, a Blokton realizou a terceira turma do #soublk, reunindo 28 vendedores das regionais de Curitiba, Maringá, Paranavaí, Cascavel e Londrina. O evento foi dividido em dois dias (4 e 5), entre a sala de reunião da Blokton Marechal e o hotel San Juan Executive. Mais uma vez, o foco é na capacitação digital e na excelência no atendimento ao cliente.
Victor Rocha Luz, da Blokton Londrina (Tiradentes), ressalta que o evento foi uma oportunidade valiosa para conhecer novas ferramentas de vendas e técnicas aprimoradas de negociação, argumentação e conclusão. Ele define a experiência como um momento para “absorver conhecimento e evoluir”.
Victor Rocha, da Blokton Londrina, admite que antes do #soublk tinha uma atuação apagada nas redes sociais. Foto: Divulgação
Além disso, o consultor admite que, antes do treinamento, sua atuação nas redes sociais era mais “apática”, mas o #soublk mudou sua perspectiva. Agora, ele planeja cada postagem com intencionalidade e assertividade, buscando engajar melhor seu público e fortalecer a presença digital da loja, que já tem uma atuação forte nesta área.
“Essa experiência trouxe um enfoque único, especialmente no uso estratégico das redes sociais e nas técnicas de vendas”, reconhece. Ele avalia que a loja está no caminho certo e, com as novas habilidades adquiridas, espera contribuir ainda mais para impulsionar os resultados digitais.
Evolução no uso das ferramentas digitais
Já Paulo Sérgio, da Blokton Marechal, em Curitiba, afirma que o treinamento “abriu um leque na nossa cabeça” sobre o uso de ferramentas digitais e técnicas de atendimento. “Eu já fazia algumas coisas do meu jeito, mas sem um conhecimento tão aprofundado. O que eu já fazia ficou melhor ainda”, comemora.
O conteúdo abordado no treinamento deu a ele o direcionamento que precisava para aprimorar suas postagens e estratégias. Antes mesmo de participar, Paulo Sérgio já tinha ouvido falar muito bem do treinamento. “Conversei com quem fez no ano passado, e todo mundo falou que era bom demais, que a gente tinha que se dedicar e absorver tudo”, conta.
A participação no #soublk abriu na cabeça de Paulo Sérgio, da Blokton Marechal, um leque de opções para explorar melhor as redes sociais. Foto: Divulgação
Na loja onde atua, a presença digital é forte, e ele é um dos grandes responsáveis por isso. “Eu sou bem ativo nas redes, sempre postando, fazendo vídeos. Acho que muita gente da loja acaba seguindo o exemplo”, comenta.
Upgrade na frequência e estratégia
Duany Crispim, da Blokton Londrina (Higienópolis), já tinha o hábito de postar nas redes sociais, mas o evento trouxe um upgrade na sua frequência e estratégia. “Eu postava, mas não com a mesma constância de agora”, admite.
Inspirada pelo treinamento, ela adotou uma rotina mais ativa: no mínimo, dois stories por dia e algumas postagens por semana. E os resultados já estão aparecendo! “O engajamento no Instagram é muito bom”, comemora.
A consultora afirma ainda que a participação trouxe um conhecimento incrível, principalmente sobre o aplicativo (de vendas) apresentado pelo palestrante João Carlos. Duany destaca a possibilidade de comparar o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o Consórcio Nacional Honda, algo que ela agora utiliza para enviar propostas mais claras e convincentes aos clientes.
Duany Crispim, da Blokton Londrina (Higienópolis), aumentou a frequência das postagens após o #soublk. Foto: Divulgação/ Blokton
Além do aprendizado técnico, Duany valorizou a troca com outros participantes. “Conversei bastante com o pessoal de Cascavel e da loja de Pinheirinho, em Curitiba”, conta. Essas interações tornaram a experiência ainda mais especial.
Com apenas nove meses na Blokton, a consultora nunca havia participado de um treinamento como esse. “Foi a primeira vez, e foi incrível”, diz.
Melhor abordagem com os clientes
Thiago Perini Pastoriza, 32 anos, é vendedor na Blokton Cascavel há seis anos. Com uma média de 30 a 40 negócios por mês, ele já trabalhava com impulsionamento, mas o treinamento do #soublk trouxe uma visão estratégica diferente.
“Aprendi a ter novas ideias, melhorar a abordagem com os clientes e fechar mais vendas. Antes, o problema não era o lead frio, era eu que não sabia como iniciar a conversa”, confessa.
Thiago Perini, da Blokton Cascavel, mudou a forma como inicia uma conversa com os clientes.
Além de aprimorar suas estratégias nas redes sociais, Thiago agora foca em mensagens rápidas e na produção constante de conteúdo, como stories diários.
“Vi que é essencial manter uma presença ativa, com pelo menos um ou dois stories por dia, para atrair mais clientes de forma orgânica”, explica. Com essas mudanças, ele se diz pronto para elevar ainda mais suas vendas e engajamento.
Na opinião do palestrante João Carlos, o aprendizado vai além dos resultados profissionais. Para ele, o sucesso de um vendedor reflete diretamente na qualidade de vida dele e da sua família.
“Quando um vendedor coloca em prática o que aprende, muda seus hábitos de vida. Melhora o que compra no supermercado, a qualidade da carne, o lazer com a família, a perspectiva do próximo carro, da próxima casa, das próximas férias”, explica. “Isso alimenta muito, muito mesmo. É o que nos move.”
O palestrante João Carlos durante o #soublk que ocorreu no início de fevereiro, em Curitiba. Foto: Divulgação Blokton
100% do time Blokton em 2025
A Blokton já tem planos ambiciosos para o #soublk ao longo de 2025. A meta é treinar 100% da equipe de vendas e, ainda, levar o programa para os consultores de pós-venda. Segundo Adriana Mary, a iniciativa se tornou essencial para a estratégia digital da empresa.
“O #soublk está transformando nossos vendedores em verdadeiros influenciadores de vendas, ampliando a presença da marca de maneira orgânica e impactante”, comemora.