Com 27 anos de história, a marca é exemplo de administração e inovação tecnológica, com crescimento de 75,5% na receita nos últimos quatro anos.
Enfrentar uma recuperação judicial pode parecer uma batalha
árdua e desafiadora. Somente 4 em 100 empresas no Brasil conseguem tal feito,
segundo um estudo do Serasa Experian. A Blokton é uma dessas exceções,
restaurando sua saúde financeira de forma inteligente, principalmente entre
2014 e 2022, período em que durou o processo de saneamento das dívidas. De
quebra, a marca também se consolidou como a maior rede de concessionárias Honda
no Paraná, sendo uma referência no mercado de motocicletas em todo o país.
A receita do grupo cresceu 75,5% nos últimos quatro anos, com
uma projeção de aumentar mais 14% em 2023, comparado ao ano passado. Tal
performance é motivo de celebração em seu 27° aniversário, comemorado no mês de
junho.
Para impulsionar ainda mais este sucesso, a empresa planeja
investir mais de R$ 8 milhões em várias áreas, com destaque para a renovação do
layout de suas lojas, seguindo o novo padrão Honda, e a implementação de
tecnologias de informação e sistemas inovadores.
Ao longo de sua trajetória, a BLK se tornou líder na venda de motocicletas 0km, seguros e consórcios na região Sul, conforme dados da Honda do Brasil. Além disso, a empresa se destaca como uma das principais revendedoras de motos seminovas no país.
Excelência no setor de duas rodas
Uma em cada cinco motos
vendidas no estado saem de um showroom da Blokton.
Foto: Renyere Trovão
Atualmente, a Blokton é responsável pela venda de 1 em cada 5
motocicletas zero-quilômetro no Paraná. Segundo dados da empresa, a rede
responde por 19% do mercado paranaense. Apenas nos primeiros cinco meses de
2023, foram vendidas cerca de 3,3 mil unidades novas, um aumento de 9,6% em
relação ao mesmo período de 2022.
Com 22 pontos de venda em cinco regiões (Curitiba, Londrina,
Maringá, Paranavaí e Cascavel), a empresa busca se destacar como um dos
melhores grupos no segmento de duas rodas no Brasil. Para alcançar esse
objetivo, a BLK se inspira em referências de excelência no mercado nacional e
internacional.
“Nossa meta é sermos um dos melhores grupos automotivos do país, por isso, procuramos observar exemplos de excelência no segmento de carros e trazer para o mundo das duas rodas”, observa Marcello Marcondes de Macedo, diretor-geral da Honda Blokton, que visitou o mercado norte-americano atrás de cases de sucesso.
Inovações e aposta no mundo digital
Oficina da loja de Paranavaí, no Noroeste do
estado.
Foto: Divulgação
Os resultados positivos alcançados nos últimos anos são fruto
de uma transformação iniciada em 2018, com a adoção de uma abordagem voltada
para a concessionária do futuro. Essa atitude englobou o foco na excelência no
atendimento, agilidade em todas as etapas de venda e pós-venda, capacitação e
motivação dos gestores e colaboradores, uma estratégia bem definida com metas e
objetivos claros, bem como investimentos em tecnologia e modernização das
lojas.
A Blokton implementou projetos inovadores, como a venda de
consórcios online, o que se mostrou fundamental durante a pandemia. Esse novo
formato impulsionou o negócio e possibilitou a concretização de muitas vendas,
inclusive antes de outras concessionárias adotarem essa modalidade.
“Já tínhamos um formato de venda à distância antes mesmo da
pandemia, porém não era o ideal na época. Evoluímos então para uma alternativa
de venda remota de consórcio por aplicativo que era muito mais prático, o que
alavancou nossas vendas”, destaca Marcello.
A BLK também implementou a Central 2.0, na qual uma equipe de consultores de pós vendas especializados lida com os contatos dos clientes feitos por telefone e WhatsApp em todas as unidades da rede de forma centralizada. Essa iniciativa permite que os consultores das concessionárias dediquem seu tempo exclusivamente aos consumidores que estão presentes fisicamente na loja, evitando chamadas perdidas, uma vez que haverá sempre uma equipe pronta para atender as ligações.
Showroom da matriz Londrina, na Av Higienópolis.
Foto: Antonio Grigonis/ Divulgação
A rede de concessionárias também investe na captação de leads e no fortalecimento de sua imagem por meio das redes sociais. São mais de 150 mil seguidores e inscritos. “Buscamos uma nova abordagem e uma linguagem mais informal para nos comunicarmos com o público e temos sido reconhecidos por isso”, ressalta o executivo.
As redes sociais da Blokton contam com mais de 150
mil seguidores e inscritos.
Arte: Blokton
O grupo firmou uma parceria com a Fundação Dom Cabral,
considerada a 79ª melhor escola de negócios do mundo pelo jornal americano
Financial Times. O objetivo é profissionalizar ainda mais seu modelo de gestão
e elevar o nível de capacitação de seus gestores. Essa parceria é um dos
pilares da transformação vivenciada pela Blokton.
“O mercado muda rapidamente, e a Blokton está ciente disso. A empresa entende que qualquer posição de liderança atual pode ser alterada no futuro e reconhece a importância de estar sempre aprendendo e se adaptando às novas demandas e tendências do mercado”, ressalta Marcello.
Conquista de prêmio de gestão
Os movimentos de gestão também são reconhecidos internamente.
Recentemente, a Blokton recebeu o selo Great Place To Work, que busca
identificar os melhores ambientes de trabalho em 97 países. Ao longo do
processo de análise do GPTW, os colaboradores respondem um questionário anônimo
sobre a saúde e a cultura da empresa. O prêmio é oferecido para as marcas que
são vistas positivamente pelos funcionários.
“Buscamos uma gestão próxima da nossa equipe e ter uma pesquisa de clima formal nos ajuda a aprimorar neste quesito. Temos consciência que temos muito trabalho pela frente, mas esse resultado positivo só solidifica que estamos no caminho certo e vamos seguir acelerando”, conta Letícia Tokiko Azuma, supervisora de RH da Blokton.
Certificação GPTW conquistada em maio/2023.
Foto:
Criação gráfica
Exemplo de resiliência e sucesso
A história de sucesso da Blokton é inspiradora e prova que é
possível superar obstáculos e se reerguer mesmo diante de um cenário desafiador
como a recuperação judicial. Com uma abordagem inteligente e estratégica, a
empresa conseguiu restaurar sua saúde financeira e se firmou como uma das
principais redes da marca Honda no Brasil.
Além disso, sua liderança no mercado de motocicletas no estado é um testemunho do compromisso com a excelência e a busca contínua por oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes. A Blokton é um exemplo inspirador de resiliência e sucesso no setor automotivo brasileiro.
Recepção da filial em Maringá, uma das 22 lojas da rede Blokton no estado.
Foto: Divulgação