Maior rede de concessionárias de motos no Paraná realizou blitzes educativas com a parceria de órgãos municipais para conscientizar e orientar os motociclistas
A busca por um trânsito mais seguro é um dos pilares das diversas ações promovidas pela Honda Blokton ao longo do ano. Durante o Maio Amarelo, esses esforços se intensificam para conscientizar a população sobre o tema. Neste ano, a maior rede de concessionárias de motos no Paraná realizou blitzes educativas em Cascavel e Londrina, em parceria com os órgãos de trânsito das duas cidades. Em Curitiba, a empresa ministrou um curso de pilotagem segura para policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran).
Denominada Pit Stop, a mobilização teve o objetivo de orientar os motociclistas sobre os cuidados ao trafegar em duas rodas. Condutores foram abordados em vias públicas, receberam panfletos com informações sobre condução segura, leis de trânsito, direção defensiva, importância do uso de equipamentos adequados de segurança e manutenção preventiva das motocicletas.
“Esse é o papel da Blokton. Temos a preocupação de ajudar para que tenhamos um trânsito mais seguro, com menos acidentes e mais harmonia”, destaca Antônio Grigonis, gerente regional da Blokton Londrina.
Grigonis (à dir, de branco), da Blokton Londrina, ao lado de consultores e parceiros da CMTU durante a blitz educativa.
Foto: Blokton/ Divulgação
Check-up gratuito: detecção de problemas e prevenção
O Pit Stop também ofereceu um check-up gratuito, verificando 21 itens do veículo, como pneus, amortecedores, fluidos, luzes e sistema de transmissão. Em Londrina, foram abordadas 200 motos em um período de duas horas e das 70 inspecionadas, muitas apresentaram algum tipo de problema.
“As inspeções previnem acidentes causados por falhas mecânicas. Os check-ups feitos pela Blokton nestas ações aumentam a conscientização sobre a manutenção preventiva, contribuindo para a segurança de todos no trânsito”, observa Eder Júnior Araújo, coordenador de Educação no Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).
O órgão foi parceiro da BLK na ação realizada na Av. Ayrton Senna, no Jardim Igapó.
Profissional da Blokton realiza o check-up gratuito em uma motocicleta em Londrina.
Foto: Blokton/ Divulgação
Campanhas são essenciais para a conscientização
Movimentos como o Maio Amarelo são essenciais para aumentar a conscientização sobre a segurança nas vias. Este ano o tema foi "Paz no trânsito começa por você", destacando que a prevenção de acidentes é uma responsabilidade não só coletiva, mas também individual.
“As campanhas promovem respeito, cuidado e conhecimento sobre as normas de trânsito, contribuindo para a redução de acidentes e fatalidades”, afirma o coordenador da CMTU.
Ele ressalta que o uso de equipamentos de segurança pode salvar vidas, reduzindo a gravidade dos ferimentos em acidentes. "Capacetes, luvas, jaquetas e calçados adequados protegem os motociclistas, minimizando lesões graves", aponta.
Em Cascavel, cerca de 100 motociclistas foram abordados em duas horas de blitz educativa, realizada na faixa da Rua Paraná com a Rua Engenheiro Rebouças, no centro da cidade.
“Todos os motociclistas que passavam foram parados. Alguns foram bem receptivos e entenderam a importância do movimento”, relata Raycélia Vieira, coordenadora Administrativa de Vendas da Blokton Cascavel.
Profissionais da Transitar e Blokton no Pit Stop da Rua Paraná com a Eng. Rebouças, em Cascavel.
Foto: Transitar/ Divulgação
A ação em Cascavel foi organizada pela Transitar, autarquia municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania, e contou com o apoio da Blokton pelo terceiro ano consecutivo.
“O Maio Amarelo é um movimento que envolve toda a sociedade. Quando a sociedade participa ou planeja a ação, há mudanças. Toda campanha de conscientização faz a diferença. Em algum momento, alguém mudará o comportamento”, diz Luciana de Moura, coordenadora de Educação do Trânsito da Transitar.
Segundo ela, toda a sociedade é convidada a participar de ações ou até mesmo planejar e apoiar a causa. "Quanto mais pessoas se envolverem na busca por educação e mudança de comportamento, menos óbitos e vítimas surgirão. Podemos sempre somar", convoca.
Na visão de Raycélia, a parceria é fundamental, pois aumenta significativamente o número de motociclistas que recebem a informação, apresentando resultados muito satisfatórios.
"Nossa participação demonstra nossa preocupação com a segurança dos motociclistas, e nosso principal objetivo é a orientação", reforça.
Parcerias positivas e impacto social
Policiais do BPTran de Curitiba assistem ao curso de pilotagem ministrado por Leise Braga, gerente da Blokton.
Foto: Blokton/ Divulgação
A Blokton também desenvolveu palestras em Londrina e Curitiba sobre a conscientização ao pilotar. Na capital, o curso com conceitos básicos de pilotagem foi ministrado para 20 policiais da BPtran, a pedido da própria corporação.
A iniciativa foi dividida em duas etapas. Na primeira, realizada na Blokton Marechal, a instrução foi teórica e ainda haverá uma segunda fase, em breve. Dessa vez um curso prático no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP).
“O foco principal do primeiro curso era fazer uma abordagem dos itens básicos de pilotagem. Os principais cuidados com a manutenção preventiva e equipamentos de segurança; a pilotagem na chuva, que é diferente do terreno seco, e as diferenças na condução noturna”, explica Leise Braga, gerente da Blokton Marechal e instrutora do curso, juntamente com Adriana Amorim, supervisora de Marketing da BLK.
Os agentes do BPTran exibem o certificado de conclusão do curso teórico na Blokton.
Foto: Blokton/ Divulgação
O coordenador da CMTU, Eder Júnior, complementa: "As vantagens dessa parceria incluem o acesso a recursos e à expertise da Blokton em motocicletas, o que amplia o alcance e a eficácia das campanhas educativas, além de proporcionar check-ups gratuitos e orientações técnicas para os motociclistas".
Estatísticas de acidentes no Paraná
Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná destacam a importância das ações apoiadas pela Blokton para reduzir acidentes e salvar vidas. No primeiro trimestre de 2024, 56,7% dos acidentes de trânsito no estado envolveram motos, com 7.111 ocorrências de um total de 12.531. As principais causas incluem colisões laterais e frontais, quedas e choques com anteparos.
A Blokton apoiou a ação organizada pela Transitar em Cascavel.
Foto: Transitar/ Divulgação
Foz do Iguaçu teve o maior percentual de acidentes com motos, com 75,5% das 523 ocorrências de janeiro a março envolvendo motociclistas. Londrina segue com 74,9% (656 de 876 acidentes), Curitiba com 64,9% (1.390 de 2.002), Maringá com 61,6% (444 de 720), Cascavel com 52,3% (429 de 820) e Ponta Grossa com 49% (250 de 510).
Nas estradas do Paraná, houve 1.612 acidentes com motos no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 2,22% em relação aos 1.577 do ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Blokton continua a apoiar iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade, mostrando que um trânsito mais seguro é possível com a união de esforços e a conscientização de todos.
Representante da Transitar durante a blitz em Cascavel. Foto: Transitar/ Divulgação
Confira também outros conteúdos que podem ser interessantes para você!