Legenda: A segunda unidade da Blokton em Londrina fica no bairro Higienópolis, uma área mais nobre da cidade. Foto: Antônio Grigonis
Série Blokton Paraná: Londrina
Higienópolis
Segunda unidade londrinense foi
inaugurada em 2011 e é marcada pela mudança de mentalidade trazida por um dos
funcionários mais antigos da empresa
Quando
a segunda loja da Blokton em Londrina surgiu em 2011, na Avenida Higienópolis,
o consultor de vendas Vanderlei Antônio, um dos funcionários mais antigos da
rede, trabalhava na matriz da Av. Tiradentes. Mal sabia ele que mais tarde
teria um papel importante na transformação da nova filial.
O
ponto da Higienópolis é a terceira loja a ser homenageada pela Série Blokton Paraná. Antes dela já
falamos da Blokton Tiradentes, também em Londrina, e da regional Maringá, que abriu essa viagem pela rede
Blokton no estado.
Com
apenas seis anos de vida, o time da Blokton Higienópolis foi desafiado pela
gerência regional a implementar novas práticas de atendimento e de vendas.
Motivado por um convite, em 2017 Vanderlei trocou de endereço para ajudar na
mudança de mentalidade da loja “irmã”.
E, levou com ele um modelo já praticado na Tiradentes e que fazia sucesso. Não demorou para quem os resultados positivos aparecessem. Segundo o consultor, o perfil de público da Higienópolis é um pouco diferente ao da Tiradentes. O que exigia uma técnica específica de abordagem e conversa.
“Não
havia muita distinção entre os públicos das duas lojas na hora de fechar o
negócio, contudo era preciso usar uma linguagem um pouco mais direcionada em
cada uma delas”, salienta Vanderlei, hoje com 52 anos.
Vanderlei Antônio, hoje com
52 anos, chegou à loja Higienópolis em 2017. Foto: Antônio Grigonis
Ele
explica que o nível de conhecimento e de exigência do consumidor em relação à
moto muda de uma localidade para outra ou mesmo de um bairro para o outro.
“A
forma de orientar e de explicar sobre determinado modelo na hora da venda é
diferente, dependendo da filial. Para alguns, basta somente tirar as dúvidas,
para outros é necessária uma conversa mais detalhada”, observa.
Moto para transporte e trabalho
O showroom da BLK Higienópolis tem capacidade para expor cerca de 40 motos. Foto: Antônio Grigonis
Quem
procura a Blokton Higienópolis vai em busca, principalmente, de motocicletas
como meio de locomoção ou ferramenta de trabalho. Exemplares da linha Biz e CG
são as de maiores saídas.
“Aqui na região também moram muitos médicos e empresários que optam por motos maiores ou pela PCX e ADV (scooters mais encorpadas)”, ressalta o consultor, que está na BLK desde a fundação da marca, na década de 1990, quando ainda era vendedor de peças.
Showroom de novas e
seminovas e o detalhe da área de oficina na parte superior da loja. Foto:
Antônio Grigonis
Atualmente
a filial mais nova de Londrina comercializa cerca de 60 motos ao mês, em média,
entre zero km e seminovas. Os modelos mais negociados são Biz 125 e CG Fan 160.
A estrutura da loja é ampla, com showroom para 40 exemplares em exposição, além
de 200 passagens mensais de motos de clientes pela oficina.
“A maior rede Honda do Paraná, também presente na Higienópolis, oferece toda uma estrutura atualizada e uma equipe capacitada para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes”, enfatiza Antonio Marcos Grigonis, gerente da regional Londrina.
A BLK em Londrina é uma das
referências no segmento de motos na região. Foto: Antônio Grigonis
Já
na visão de Marcello Macedo, diretor-geral da BLK, o ponto da Higienópolis é
importante para a Blokton porque é mais central, trazendo maior comodidade para
os clientes. “Ela foi inteira reformada para atender melhor, especialmente o
público de alta cilindrada”, afirma.
O
executivo reforça que a região de Londrina é uma das principais do estado, com
uma produção agrícola muito forte e com a produção industrial em crescimento.
“Apesar dos investimentos recentes, o transporte público ainda é precário, o que torna o uso da motocicleta muito importante para a região. Para nós é muito gratificante poder contribuir para uma melhor mobilidade da população londrinense.”
Parte do time de
funcionários da Blokton Higienópolis. Foto: Antônio Grigonis
Orkut bombava e WhatsApp engatinhava
A
segunda unidade de Londrina foi inaugurada em junho de 2011 e contava com 30
colaboradores. À época, o município tinha 76 anos e uma população estimada de
511,2 mil habitantes.
Naquela
época o Orkut era a rede social mais utilizada no Brasil, com 36 milhões de
visitantes. Enquanto
isso, somente usuários da Apple poderiam ter Instagram. E quase ninguém usava
WhatsApp, ainda no primeiro ano do aplicativo de mensagens no país. Foi o ano
também que a Netflix – maior portal de filmes em streaming do mundo - chegava
ao país.
Morria
Steve Jobs, fundador da Apple, e o terrorista Osama Bin Laden, capturado pelos
EUA. A música perdia precocemente a cantora britânica Amy Winehouse, com apenas
27 anos. Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente da história
brasileira.
Em
2011 marcou o lançamento em duas rodas pela Honda da inovadora tecnologia flex
fuel, até então só aplicada nos automóveis. A marca estreava no Brasil as primeiras
motos no mundo a utilizar dois tipos de combustível – etanol e gasolina. Os
modelos da campanha foram a NXR 150 Bros e a CG 150 Fan.
Campanhas solidárias
De
lá para cá muita coisa mudou e hoje 16 funcionários dão conta das atividades na
loja da Higienópolis. A “Capital do Café” vai completar 89 anos no dia 10 de
dezembro, com uma população em 2023 de 565 mil pessoas, segundo dados
preliminares do IBGE.
A
presença da Blokton Londrina tem um papel importante no cotidiano dos
londrinenses. E não só pela oportunidade de oferecer o sonho de se locomover em
duas rodas, mas também por propagar a conscientização no trânsito e a
solidariedade.
Anualmente, as duas lojas organizam uma blitz educativa em ruas importantes da cidade durante o movimento do Maio Amarelo, numa parceria com órgãos locais. Além de disseminar boas práticas no trânsito, pilotagem segura e cuidados necessários com a manutenção das motocicletas, a BLK promove uma inspeção gratuita em vários itens do veículo.
Área de pós-venda e
serviços rápidos da BLK Higienópolis. Foto: Antônio Grigonis
A
BLK Londrina realiza ainda campanhas do agasalho no período de inverno,
recebendo a doação de roupas em suas lojas. E ainda faz a arrecadação de
presentes para serem entregues a comunidades carentes no período de Natal e Dia
das Crianças.